Projetos de Pesquisa, Extensão e Ensino


2014-2016

NUCLEO TECNOLOGICO EM HORTIFRUTICULTURA - REGIAO DO TAPAJOS
 Tem por  objetivo, trazer novas agrotecnologias para a melhoria dos sistemas de produção em contextos de agricultura familiar, bem como, verticalizar a produção de hortifruti, agregando valor aos produtos agricolas na região do Tapajos. O complexo do Nucleo está situado na Fazenda experimental da UFOPA e em 11 sitios pilotos ( areas de agricultores familiares).
Coordenadora: Dra. Patricia Chaves de Oliveira
Financiamento: Ministerio da Integração Nacional -Secretaria de Desenvolvimento Regional


MANEJO SUSTENTÁVEL DE AMBIENTES INUNDÁVEIS NA PAN- AMAZÔNIA 
Descrição: este projeto tem por objetivo diagnosticar e intervir com determinadas comunidades tradicionais na Pan-Amazônia (Brasil,Peru) junto aos ecossistemas inundáveis (rios Amazonas, Caquetá e Maranon)para a geração de  Modelos de Desenvolvimento Limpo Locais.
Situação: em andamento
Coordenador: Dra. Patricia Chaves de OLiveira
Financiadores: GEF\OTCA 



2011-2012

Fortalecendo as Organizaçoes Produtivas de Pescadoras e Agroextrativistas do Baixo Amazonas





Descrição: Este projeto de gênero tem por objetivo fortalecer as organizações produtivas de agroextrativistas e pescadoras no Território do Baixo Amazonas através da construção coletiva de modelos mais arrojados de produção por mulheres trabalhadoras rurais nos Municipios de Santarém, Faro e Curuá.
Situação: Em Andamento
Coordenador: Dra. Patricia Chaves de Oliveira
Financiador: Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA, AEGRE (Assessoria Especial de Gênero, Raça e Etnia.)

2009-2011

Agroecologia: um instrumento para educação cientifica básica.
Descrição: Este projeto tem por objetivo desenvolver com alunos do curso de graduação em Ciencias Biológicas, o tema Agroecologia nos processos de ensino-aprendizagem em escolas públicas no Municipio de Santarém, Considerando a indissobialidade que existe entre os agroecossistemas amazonicos e ecossistemas florestais, a Agroecologia pode ser um tema gerador  estimulante no processo crítico da dodiscência no Territorio do Baixo Amazonas.
Situação: Em Andamento
Coordenador: Dra. Patricia Chaves de Oliveira
Financiador: Ministerio da Educaçao e Cultura-MEC, Diretoria de Educação Básica (DEB)

2009-2011

Escolas ribeirinhas na Amazônia: sitios para o ensino -aprendizagem.
Descrição: O objetivo deste projeto é exercitar a ecopedagogia junto à dodiscência de escolas ribeirinhas a fim de desenvolver coletivamente novas práticas de ensino na Amazônia, onde a inserção da prudêcia ambiental local e global possa ser o pano de fundo nos processos de ensino-aprendizado na educação básica.
Situação: Em Andamento 
Coordenador: Dra.Patricia Chaves de Oliveira
Financiador: Ministerio da Educaçao e Cultura-MEC, Diretoria de Educação Básica (DEB)

2005-2011

Ecofisiologia de Vegetações Amazônicas
Descrição: este projeto tem por objetivo conhecer o comportamento ecofisiológico de vegetações amazônicas em diferentes niveis de antropização e exploração sócio-econômica. Questões como a eficiência de sequestro de carbono por vegetações, a eficiência no uso da água em situaçoes de estresse ambiental, nutrição florestal e influencia nos ciclos biogeoquimicos são alguns dos aspectos abordados neste projeto. 
Situação: em andamento
Coordenador: Dra. Patricia Chaves de Oliveira
Financiadores: CNPQ (2005-2007), FINEP (2008-2009)